PT vai governar 64 cidades no Estado de São Paulo

O presidente do diretório estadual do PT, Edinho Silva ), faz uma avaliação positiva da participação do partido nas eleições municipais

O presidente do diretório estadual do PT, Edinho Silva (foto), fez uma avaliação positiva do partido, que vai comandar 64 prefeituras no Estado a partir do próximo ano. Atualmente, o partido administra 57 cidades.

Na região da Grande São Paulo o PT repetiu o êxito obtido nas médias e grandes cidades em todo o País e vai governar 11 municípios.

Em termos populacionais houve um salto de 5,3 milhões para 7,3 milhões de pessoas. Além disso, foram eleitos 41 vice-prefeitos petistas, em coligações com outros partidos.

“O PT saiu fortalecido no Estado. É impossível fazer uma avaliação do cenário de 2010 sem entender que um dos pólos da eleição, com certeza, será o PT”, disse Edinho, que é prefeito de Araraquara.

Ele afirmou também que o PT precisa melhorar seu diálogo com a classe média, já que este é um dos motivos para a derrota eleitoral sofrida na capital.

“Setores da classe média ainda têm resistência ao PT e este é um desafio a superar”, comentou.
O presidente do PT estadual avaliou ainda que cresceu a força da reeleição, pois a recondução ao cargo depois do primeiro mandato é uma espécie de avaliação do governo, fato que dificulta o trabalho dos adversários.

Pra frente
Para Edinho, esse balanço positivo da atuação do PT sinaliza para as eleições de 2010 no Estado.

“Vamos fazer um bom diagnóstico e formular uma proposta de governo que contemple as diversas re-giões do Estado.”

Na avaliação da executiva nacional, o debate promovido pelo PT nas eleições puxou a agenda política do País para a esquerda.

“Programas de geração de emprego e de transferência de renda, os CEUs, o bilhete único e outras políticas públicas criadas ou consolidadas pelo PT são temas defendidos por candidatos de vários partidos, até mesmo os mais conservadores”, avaliou.