Pyxis Ocean: conheça o navio gigantesco que usa velas e pode se tornar o futuro da navegação comercial
Embarcação passou por uma experiência de 6 meses navegando; tecnologia economizou o equivalente a três toneladas de combustível por dia
Quando falamos em sustentabilidade nos transportes e em combustíveis verdes, o que vem logo à nossa cabeça são os carros elétricos. Tem gente que pensa em hidrogênio, nas e-bikes e até em aviões híbridos. Agora, quase ninguém fala em embarcações marítimas. Enquanto você nem imaginava isso, já tem cientista testando modelos de navios que reduzem consideravelmente o uso de combustíveis fósseis. E o conceito leva em consideração os primórdios da navegação, quando os barcos eram feitos com grandes velas e se locomoviam com a força do vento.
O conceito lembra mesmo. O visual e os materiais, no entanto, são completamente diferentes. Operado pela MC Shipping Kamsarmax e fretado pela Cargill, o Pyxis Ocean, com bandeira de Cingapura, foi reformado com dois WindWings desenvolvidos pela BAR Technologies. A embarcação realizou um teste marítimo prolongado de seis meses, começando em agosto de 2023 – e a experiência foi um sucesso.
Durante esse período, o Pyxis navegou pelo Oceano Índico, Oceano Pacífico, Atlântico Norte e Sul, e passou pelo Cabo da Boa Esperança. As WindWings não são o tipo de vela de lona que você vê em desenhos antigos. Em vez disso, são estruturas sólidas e gigantescas (com quase 38 metros), mas ao mesmo tempo dobráveis, feitas de aço e fibra de vidro. O seu objetivo não é substituir os motores a diesel convencionais, mas fornecer uma propulsão suplementar à medida que o navio navega em áreas com ventos e correntes favoráveis.
De acordo com a multinacional de alimentos Cargill, a estrutura de velas permitiu ao Pyxis Ocean poupar o equivalente a três toneladas de combustível por dia. Isso representa uma redução nas emissões de dióxido de carbono de 11,2 toneladas, o equivalente a retirar 480 carros das estradas durante toda a viagem! Especialistas afirmam que esse sistema pode ser o futuro da navegação comercial: mais verde e mais econômica. A BAR Technologies trabalha agora para entregar novos navios com a tecnologia.
Do Olhar Digital