Qualidade no ensino público
“Ontem, assisti a uma reportagem na televisão sobre os resultados da última avaliação dos alunos do ensino médio realizada pelo Ministério da Educação.
Fiquei supercontente com a notícia de que os alunos e escolas melhores posicionados pertencem à rede pública de ensino. Nunca poderia imaginar um resultado desses, pois sempre ouvi dizer que o ensino na rede privada é muito melhor.
De fato, a maioria das escolas públicas opera em condições bem mais precárias do que as escolas da rede privada.
Mas existem exceções que comprovam que o ensino público pode ser muito bom. Falo isso com a experiência de quem estuda numa das escolas que se destacou na última avaliação do Enem.
Estou fazendo o segundo ano do ensino médio numa instituição mantida pela Fundação Fiocruz, no Rio de Janeiro, que oferece ensino profissionalizante integrado ao ensino médio.
Passamos o dia na escola. Lá, teoria e prática vão sempre juntas. O que a gente aprende numa aula de Biologia ou de Química está sempre relacionado com questões práticas como analisar os resultados de um exame de sangue, compreender o que é o aumento da pressão de um paciente ou identificar como se dá a propagação do vírus de uma doença.
Todos alunos têm a mesma oportunidade, não importa que sejam ricos ou pobres, negros ou brancos. Com o certificado de qualificação técnica cada um tem grande chance de avançar na carreira profissional ou de ingressar na universidade.
Fico ainda mais contente por saber que é nessa direção que o governo Lula está pensando o futuro do ensino profissional no País. O Decreto 5.154, aprovado em julho de 2004, prevê a articulação do ensino médio com o ensino técnico, onde são crescentes os investimentos.
O governo resgata, desta maneira, um setor da educação que havia sido sucateado nos anos FHC”.
Departamento de Formação