Qualificação profissional e a formação politécnica

Abordamos nesta coluna na semana passada os pressupostos da escola unitária, elemento fundamental para a construção de uma nova política educacional relacionada ao ensino profissionalizante. Dando continuidade a esta reflexão, destacamos outro elemento que deveria ocupar um papel central no debate e na elaboração de políticas para o setor: a formação politécnica como prática pedagógica.

A politecnia é um conceito integrante da concepção pedagógica que considera o homem um ser social e pleno, ou seja, membro integrante de uma realidade concreta e histórica e sujeito portador de uma identidade complexa, com múltiplas dimensões a serem consideradas no processo de ensino e aprendizagem: cognitiva, afetiva, cultural e política.

Valorização
Nesta concepção pedagógica, o educando é valorizado em sua autonomia como sujeito que participa ativamente e define o curso do processo de produção de conhecimento no qual está inserido. Da mesma forma, a educação politécnica advoga a superação da dualidade escolar (ensino profissionalizante separado do restante do sistema escolar), assim como a superação da divisão entre saberes práticos e trabalho manual, de um lado, e, de outro, saberes teóricos e trabalho intelectual.

Esta concepção pedagógica, pela sua amplitude, caráter humanístico e potencial transformador, deveria ocupar um lugar central na formulação de uma nova política para o ensino profissionalizante no País.

Departamento de Formação