Qualificação profissional e inclusão social

As Metas do Milênio foram objeto de debate promovido na semana passada pelo Sindicato que, mais uma vez, demonstrou preocupação com o futuro do País e da região. Educação básica de qualidade para todos é uma das metas a ser atingida nos próximos anos.

A mesa sobre o tema contou com a participação do ministro Tarso Genro. Ele esclareceu as prioridades do governo federal no campo da educação, relacionando-as à estratégia de desenvolvimento que está sendo implementada no Brasil.

Entre as prioridades, destacou a importância da qualificação profissional, sinalizando o empenho do governo em fortalecer o ensino médio, ampliando a oferta de vagas e assegurando aos estudantes a possibilidade de ensino profissionalizante.

Reparo
Com esta medida, o governo recoloca a qualificação profissional como parte integrante da política educacional e repara um equívoco cometido no governo anterior que, além de separar o ensino profissionalizante da educação geral, realizou um verdadeiro desmonte das escolas técnicas de nível médio.

Mas ainda há questões fundamentais a serem resolvidas nesta área. Uma delas diz respeito à necessidade de articular elevação de escolaridade e qualificação profissional na EJA (Educação de Jovens e Adultos), onde se concentra grande parte da população excluída. Neste campo, são poucas as iniciativas consistentes desenvolvidas pelos governos municipais. Algumas delas são realmente inovadoras, vinculando a experiência de ensino à inclusão social.

Departamento de Formação