Quando a GWM vai começar a fabricar carros no Brasil?
Montadora está na fase final de montagem da unidade de Iracemápolis (SP); veja quando fábrica deverá ser inaugurada
As idas e vindas no cronograma de início da produção de veículos da GWM foram, definitivamente, menos intensas e desgastantes que as da rival BYD — engolfada pelas obras no complexo de Camaçari (BA). No entanto, a vida da montadora não vem sendo tão fácil assim em sua empreitada na fábrica de Iracemápolis (SP).
Segundo revelou Andy Zhang, presidente da GWM para Brasil e México, a unidade deverá ser inaugurada no terceiro trimestre deste ano. Havia a expectativa de que a GWM começasse a produzir localmente a partir de maio deste ano. No entanto, de acordo com Ricardo Bastos, diretor de relações institucionais da montadora de origem chinesa, ainda há, realmente, alguns pormenores a serem resolvidos.
Bastos fez questão ainda de destacar que os primeiros protótipos começam a deixar a linha de produção ainda no mês de maio.No entanto, é importante deixar claro ao leitor que esta é apenas uma das fases do “rito de iniciação” da fábrica da GWM no Brasil. Como Bastos enfatizou, os protótipos “não são vendáveis”; ou seja, não são veículos que serão comercializados pela montadora. Servirão, no caso, de ensaio para, num próximo momento, a fabricante dará início à produção oficial (“Start of Production”, em inglês).
Atualmente, a GWM tem 300 funcionários brasileiros contratados para a sua fábrica. A expectativa é de que o número, com a fábrica já funcionando a todo o vapor, chegue a 800 no fim do ano. Para cada estágio da produção haverá um grupo de 100 a 200 técnicos chineses presentes no país a fim de capacitar a mão de obra local. Estes trabalhadores ajudarão a produzir, num primeiro momento, unidades do Haval H6. Posteriormente, a GWM começará a fazer em Iracemápolis a picape Poer. Os dois modelos, vale frisar, deverão receber no futuro sistema híbrido flex.
Do AutoEsporte