Quando as marcas chinesas vão fazer carros no Brasil?
Quatro montadoras do país asiático iniciaram operações nos últimos anos e manifestaram desejo de fabricar veículos no país
As marcas chinesas estão com tudo no Brasil. Muitas delas, inclusive, não querem apenas importar carros, e sim produzi-los no país. De todas as empresas da China que aportaram por aqui nos últimos anos, apenas a Zeekr não flertou com a possibilidade de fabricar veículos em solo brasileiro. Automotive Business lista a seguir como está o planejamento dessas marcas chinesas. E quando cada uma delas pretende fabricar seu primeiro carro nacional.
BYD – A fabricante deve iniciar a produção de carros em Camaçari (BA) até o fim do primeiro trimestre de 2025 – mais precisamente em março. A previsão é que os primeiros carros nacionais da marca sejam montados no regime SKD (de Semi Knocked Down, ou “semi desmontado”). Dolphin Mini e Song Pro serão os primeiros modelos.
GWM – A meta da GWM é que seu primeiro carro nacional saia da fábrica em Iracemápolis (SP) no primeiro semestre de 2025. O segundo turno de produção estreia no último trimestre de 2025. A meta da GWM é produzir 10 mil carros no Brasil em 2025, com o volume passando para 40 mil unidades em 2026.
GAC – A GAC pretende fabricar carros por aqui em 2026. Em evento para assinatura do acordo de colaboração com três grandes universidades públicas brasileiras, executivos da GAC não revelaram onde será a futura fábrica. E há a Neta que manifestou desejo de fabricar carros no Brasil, embora não tivesse estipulado uma data para tal. Entre as cidades estudadas, a empresa teria até cogitado assumir a planta da Toyota em Indaiatuba (SP), que foi preterida pela marca japonesa para priorizar as operações em Sorocaba, também no interior paulista.
Do Automotive Business