Queda consecutiva nas vendas em fevereiro mostra esfriamento do mercado automotivo
Tombo de 17,85% em relação a fevereiro de 2020 foi amenizado pela alta no emplacamentos dos comerciais leves. Mês é marcado por queda nas vendas de SUVs
Normalmente, o mês de janeiro apresenta vendas mais mornas em relação ao resto do ano. Então vem fevereiro e os concessionários começam a se animar com o ano que chega. Contudo, parece que 2021 segue o atípico ano de 2020 e as vendas do mês de fevereiro conseguiram cair 2,66% em relação a janeiro.
De acordo com os dados divulgados hoje (2) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), para as montadoras, este é o pior mês de fevereiro desde 2017. Dessa forma, foram 158.237 unidades emplacadas, contra 192.610 automóveis e comerciais leves entregues em fevereiro de 2020, período anterior à pandemia. Isso demonstra uma queda de 17,85%.
Nos dois primeiros meses deste ano, as montadoras emplacaram 320.793. Embora pareça alto, esse número é 14,85% menor do que o acumulado durante este período. Em contrapartida, o segmento dos comerciais leves despontou na tabela e chegou a somar 30.138 unidades. Isto é, um total 9,59% maior do que os modelos emplacados em fevereiro de 2020 – cerca de 27.501 unidades.
Os dados demostram algo claro em relação ao mercado: antes caminhando em passos curtos rumo ao crescimento, agora ele parece fazer caminho inverso. Os motivos são vastos e vão desde a alta cambial, à falta de peças, aumentos dos casos de covid-19 a até a elevação de impostos, como o ICMS em São Paulo.
Do Jornal do Carro