Queda no trimestre e crescimento no ano

O IBGE divulgou ontem que o Produto Interno Bruto (PIB) do País caiu 0,8% no primeiro trimestre de 2009 ante o quarto trimestre do ano passado.
A queda foi menor que o esperado, pois analistas falavam de uma redução entre 3% e 0,9% Para alguns economistas, os números significam que o País está em recessão técnica, termo usado para definir um período de dois trimestres consecutivos de diminuição da economia do País.
Apesar disto, há boas notícias. No acumulado de um ano, a economia brasileira cresceu 3,1%. Comparado com outro países, a queda brasileira foi bem menor (veja quadro ao lado).
Por isso, há sinais de que a economia brasileira apresenta sintomas de recuperação e que o PIB voltará a crescer já neste segundo trimestre, encerrando o período de recessão técnica.

Recuperação
Os dois trimestres seguidos de queda foram um reflexo da crise econômica mundial, que se agravou a partir de setembro de 2008 e provocou recessão em vários países.
A queda não foi maior no Brasil porque o governo federal manteve os investimentos, cortou juros e ampliou o crédito.
As medidas incentivaram o consumo das famílias e o setor de serviços, aquecendo a economia.
“Estes mesmos fatores devem puxar a recuperação da economia brasileira”, afirma o economista-chefe da LCA Consultores, Bráulio Borges.
“Estamos no fim do segundo trimestre, nossa estimativa é que o País já está saindo da recessão técnica”, diz.