Quem está pronto para comprar um carro elétrico no Brasil?
Estudo aponta o perfil ideal de brasileiros dispostos a adotar veículos eletrificados
O mercado de veículos eletrificados (carros elétricos e híbridos) está crescendo no Brasil, mas uma pergunta continua no ar: quem, de fato, está pronto para dar esse passo? Segundo o estudo “Jornada de Compra de Veículos Eletrificados no Brasil”, realizado pela consultoria Dados X para a Abeifa, já existem centenas de milhares de brasileiros no ponto certo da decisão — tanto no bolso quanto no perfil de consumo. O levantamento mostra que 422 mil pessoas no país já têm o perfil financeiro ideal para comprar um carro eletrificado.
Além disso, cerca de 268 mil estão em alguma fase da jornada de compra, ou seja, pesquisando, avaliando e se preparando para a decisão. Mas esse público não é genérico. Há características bem definidas: faixa etária mais comum: entre 35 e 45 anos; perfil comportamental, dividido em três grupos principais: Eco-Tech (36%) – preocupados com sustentabilidade e tecnologia, Pragmatic Saver (35%) – buscam economia e praticidade e Tech Elite Driver (29%) – interessados em inovação e status.
Esses grupos têm motivações diferentes, mas compartilham algo essencial: já superaram a desconfiança inicial e buscam o próximo passo. Mais do que preço ou ficha técnica, esse público espera clareza nas informações, facilidade na comparação entre modelos e confiança na decisão. Segundo o estudo, o processo de compra ainda é longo — e muitos abandonam a ideia pela falta de apoio, seja em casa, seja nas redes.
O estudo ainda aponta que a busca por informações é o principal motor da decisão de compra. Em média, esses consumidores passam meses pesquisando antes de tomar a decisão — e quanto mais esclarecimento encontram, mais rápido seguem adiante. Isso reforça o papel dos conteúdos de qualidade na internet, como vídeos explicativos, comparativos de modelos, relatos de donos de carros elétricos e matérias jornalísticas que explicam os prós e contras dessa nova tecnologia.
Do InsideEVs