Quem tem medo de chineses? Turquia impõe tarifa de 40% para carros elétricos

A Turquia não é necessariamente um player de peso no mercado automotivo mundial, ainda que tenha um parque industrial importante para a Europa. Geográfica e politicamente com um pé em cada lado do mundo, eles parecem não ter medo de ninguém, mas tem… Enquanto a vizinha União Europeia busca meios para reduzir a entrada de carros elétricos chineses e os EUA simplesmente blindam seu mercado com taxa de 100% para qualquer carro que vier com a plaqueta “made in China”, a Turquia não se faz de rogada.

Ainda que as relações entre os dois países sejam mais próximas do que alguns gostariam, a Turquia exibiu seu temor diante dos carros elétricos da China e o imposto de importação para veículos desembarcados de lá, agora é de 40%, segundo o site VOA News. Isso é mais que a convenção da OMC (Organização Mundial do Comércio), da qual é signatária desde 1995. Os turcos temem uma possível deterioração da sua atual balança comercial e visa proteger os fabricantes de automóveis nacionais, segundo o Ministério do Comércio.

A ação turca não é isolada, uma vez que a China enfrenta pressões comerciais crescentes em todo o mundo devido às suas crescentes exportações de veículos elétricos. Muitos países, em especial os EUA e a União Europeia, afirmam que os fabricantes chineses são fortemente subsidiados por Pequim para apoiar a sua economia em crise. A Comissão Europeia deverá anunciar na próxima semana se irá impor tarifas extras provisórias, enquanto os EUA chegaram mesmo a passar para o ataque, com pressão até mesmo sobre o México.

O Ministério do Comércio da Turquia disse: “Uma tarifa adicional será imposta à importação de veículos de passageiros convencionais e híbridos da China, a fim de aumentar e proteger a parcela decrescente da produção nacional”. Ancara ainda impôs uma taxa mínima de US$ 7.000 caso o percentual de 40% fique abaixo desse valor. Num país como a Turquia, esse valor adicional ao preço tem um impacto significativo nas vendas.

Do Notícias Automotivas