Quem vai nos representar?

De acordo com a Constituição Federal, o governo do País está dividido em três poderes: o Judiciário, o Executivo e o Legislativo. Devem ser ao mesmo tempo independentes e funcionar harmonicamente. Essa separação tem o objetivo de evitar que o poder político fique concentrado nas mãos de uma só pessoa, ou de poucas, como acontece nas ditaduras.

Nesta eleição de 2006, na renovação do poder Executivo, serão eleitos o presidente da República e 27 governadores estaduais. E no poder Legislativo, serão eleitos 27 senadores, além de deputados federais e estaduais. É uma eleição ampla, que exige do eleitor e da eleitora muita atenção, reflexão e participação.

Lembrança

Pesquisa recente do Instituto Vox Populi mostrou um grande interesse do eleitor pelos candidatos aos cargos no Executivo e pouquíssimo interesse pelos candidatos aos cargos no Legislativo. Para reforçar esta situação, 65% dos eleitores pesquisados confessaram não saber em que candidatos a deputado federal votaram na eleição de 2002.

Este é um sério problema, pois o legislativo tem a importante missão de representar o povo, elaborar as leis, debater as prioridades e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos.

É verdade também que, em muitos momentos, até parece impossível decidir em quem votar, pois a campanha (essa do horário eleitoral gratuito, por exemplo) se apresenta despolitizada, é grande o número de candidatos sem propostas sérias, falta compromisso com os eleitores.

A nossa escolha, o nosso voto não pode ser ao acaso, precisamos votar sabendo muito bem de que lado da sociedade nós estamos e assim escolher candidatos que estejam do mesmo lado que nós.

E você, se lembra em quem votou para deputado federal e estadual, em 2002? E, já escolheu seus deputados e seu senador para esta eleição?

Departamento de Formação