Quinzena indica vendas em fevereiro acima daquelas de 2012
Fevereiro deverá fechar com vendas acima de 250 mil unidades no mercado interno nacional de autoveículos, até com pequena folga. É esta a estimativa da rede de concessionários, de acordo com fonte ouvida pela Agência AutoData.
Caso confirmado, o resultado representará elevação de um dígito ante o mesmo mês de 2012, que fechou em 249,5 mil unidades vendidas.
Isso mesmo com este fevereiro contar com um dia a menos, já que 2012 foi ano bissexto. Na prática, serão 17 dias úteis de venda ante 18 há um ano.
Segundo a fonte, até a sexta-feira, 15, foram emplacados 114,5 mil unidades de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, volume que representa média diária de 14,3 mil unidades mesmo atravessando o carnaval – foram até agora apenas oito dias úteis, vez que da segunda, 11, à quarta, 13, inclusive, nenhum Detran operou.
No ano passado a primeira quinzena de fevereiro fechou em 145 mil unidades, mas naquela oportunidade o carnaval caiu apenas na segunda parte do mês.
Pelos critérios da Fenabrave, que divulga os dados oficiais da quinzena, o fechamento da primeira metade do mês ocorrerá apenas na quinta-feira, 21, considerando os totais até a quarta, 20 – quando se completam 11 dias úteis.
Assim, caso o ritmo se mantenha, a primeira quinzena de fevereiro de 2013 poderá até superar a de 2012, mesmo com o carnaval. Porém, é preciso observar que restarão apenas seis dias úteis após o fechamento oficial da Fenabrave para o encerramento do mês.
Em janeiro, o melhor resultado para o mês da história, a média diária total foi de 14,1 mil. Em fevereiro de 2012, 13,8 mil.
O melhor fevereiro da história foi o de 2011 – ano em que o carnaval caiu em março –, com 274,1 mil unidades vendidas. Desta forma o mês pode quebrar mais um recorde para o período, que seria o segundo em sequência em 2013, mas para isso a tarefa é dura: a média diária precisaria chegar à faixa pouco acima de 16 mil unidades, ou 17,7 mil apenas na segunda quinzena.
Do Auto Data