Quinzena tem Tera como carro de passeio mais vendido do País

O Tera está se revelando um verdadeiro rolo compressor de vendas. O SUV compacto, mais recente lançamento da Volkswagen e aclamado pela marca como sua maior aposta nos últimos anos, alcançou a condição de carro de passeio mais vendido no Brasil na primeira quinzena de outubro. Lançado há pouco mais de quatro meses, o Tera acumulou 4.857 licenciamentos nos primeiros quinze dias do mês passado, pouco coisa à frente do Fiat Argo, que contabilizou 4.593 unidades negociadas.

O novo SUV da Volkswagen só não levou também o título de veículo mais vendido na quinzena porque a picape Strada, mais uma vez, ratificou sua condição de líder do mercado brasileiro estabelecida nos últimos anos, com quase 7,3 mil licenciamentos em quinze dias. Se a Volkswagen está soltando rojões com o desempenho de seu novato SUV de entrada, por outro lado deve estar preocupada também com os efeitos desse sucesso imediato dentro de sua própria linha de produtos.

Na quinzena, o Polo, que vinha disputando a ponta do mercado total com a Strada, apareceu somente da quinta colocação, ainda que muito próximo do Fiat Argo e do HB20. A informação mais importante, porém, é sobre o T-Cross, que “sumiu” do topo do ranking. Se em setembro já havia sido ultrapassado pelo Corolla Cross na categoria de SUVs, o que o deixou em segundo lugar com pouco mais da metade dos licenciamentos do modelo da Toyota, em outubro não consta nem entre os quinze veículos mais emplacados.

A queda das vendas do T-Cross é, segundo a Volkwagen, decorrência da reduzida ofertas do SUV nas concessionárias nos últimos dois meses e não de eventual deslocamento dos clientes para o novo produto que tem preços de entrada não muito superiores aos do hatch. Neste período, justifica a marca, a fábrica de São José dos Pinhais, PR, onde o T-Cross é produzido, passou por adequações, já finalizadas, para a produção de picape inédita, potencial concorrente da Fiat Toro que será lançada no transcorrer de 2026.

Do AutoIndústria