R$ 22 bilhões do PIS aguardam o saque de trabalhadores e herdeiros
Pessoas que trabalharam de 1975 a 1984 ou seus herdeiros têm direito de receber o Fundo do PIS/PASEP. Os R$ 22,7 bilhões do Fundo estão depositados em 10,8 milhões de contas na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil. O Fundo PIS/PASEP, que foi extinto constitucionalmente, segue à disposição de quem ainda não sacou.
Herdeiros como sacar
Se o trabalhador morreu, os herdeiros podem sacar o valor nas contas do Fundo PIS/PASEP. Para isso, é preciso apresentar identificação do próprio interessado, com os seguintes documentos:
– Número de inscrição do PIS/ PASEP e do NIS do falecido (a). Caso não tenha, os dados podem ser conseguidos junto à empresa que a pessoa trabalhava.
Quais as diferenças entre o PIS/PASEP e abono salarial?
O benefício do PIS/PASEP está à disposição apenas para as pessoas que têm direito. Já o abono salarial é um benefício disponível anualmente para os trabalhadores.
Após a extinção do Fundo, os governos mantêm o dinheiro sendo corrigido com juros para que o valor não seja depreciado. Caso a Caixa Econômica Federal negue o saque do benefício é preciso entrar com uma ação judicial para ter acesso ao valor.
Com informações da CUT