Rádios comunitárias recebem formação digital
Ideia é qualificar e estimular rádios, diz Zé Mourão. Foto: Andris Bovo / ABCDMAIOR
Integrantes de rádios comunitárias de São Bernardo participaram na semana passada de oficina de mídia digital da Rádio Brasil Atual.
Os companheiros conheceram várias ferramentas usadas na internet, como o Skype e o Facebook, além de sites que funcionam para distribuição de conteúdo de áudio digital.
“A ideia é auxiliar os profissionais das rádios comunitárias na troca e produção de conteúdo e qualificá-los nas ferramentas de rede social para fomentar as rádios”, afirmou Zé Mourão, diretor do Sindicato e responsável pela implantação da Rádio Brasil Atual.
Emissoras
Participaram da oficina a Rádio Jardim Represa (Bairro Jardim Represa), Nova Riacho FM (Riacho Grande), Rádio Princesa (Ferrazópolis), Lírios do Vale (Bairro dos Casa) e Rádio Parati (Baeta Neves). Elas podem ser ouvidas na mesma freqüência nessas regiões, 87,5 FM.
A implantação dessas rádios teve o apoio do Sindicato através de cursos de formação, concessão de equipamentos e torres de transmissão.
“Hoje o canal de comunicação na rádio são os chats via internet e o telefone. A ideia agora é ampliar e usar as mídias sociais”, comentou Nando Coelho, radialista da Nova Riacho Grande FM, que participou da oficina.
Da Redação