Rafael defende ação integrada em reunião com presidente da USW

Rafael encontra dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos dos Estados Unidos. Foto:PaulO de Souza/SMABC

 

O presidente do Sindicato, Rafael Marques, defendeu a articulação do movimento sindical entre as Américas do Sul e do Norte para garantir os direitos dos trabalhadores.

A proposta foi feita durante reunião, na última terça, com Leo Gerard, presidente da USW (United SteelWorkers), maior sindicato industrial da América do Norte, aos Metalúrgicos do ABC. A entidade representa 860 mil trabalhadores nos setores  de metais, produtos químicos, vidro, borracha, correias transportadoras, pneus, transporte e recipientes industriais.

“Percebemos que existem pontos em comum entre nós, principalmente na defesa da produção e do emprego”, afirmou Rafael.

Segundo o dirigente, se no Brasil foi preciso implantar uma política como a do novo Regime Automotivo, o Inovar-Auto, para estimular a produção nacional contra a importação chinesa, nos Estados Unidos e no Canadá a enxurrada de produtos do México também coloca em risco as empresas e os empregos de lá.

 

China e México

“A USW luta para garantir os direitos dos trabalhadores, em uma situação de ameaça de fechamento dos postos de trabalho, por conta dessa invasão desleal”, contou o presidente do Sindicato.

Para ele, “a troca de experiências é fundamental, para não retroceder nas conquistas dos trabalhadores”.

O presidente da USW visitou também os estúdios da TV dos Trabalhadores, a TVT; a redação do jornal ABCDMaior, do grupo de comunicação do Sindicato, e a Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC.

 

 

Da Redação