Rafael entrega pauta de reivindicações ao ministro Rossetto

Rafael e o ministro Miguel Rossetto, em Brasília

O presidente do Sindicato, Rafael Marques, esteve reuni­do nesta terça-feira, dia 13, em Brasília, com o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presi­dência da República, Miguel Rossetto, quando apresentou a pauta de reivindicações dos metalúrgicos do ABC ao go­verno federal.

O documento foi aprovado pelos mais de 20 mil traba­lhadores que ocuparam a Via Anchieta na última segunda­-feira, durante ato em defesa do emprego e do desenvolvi­mento econômico.

Para Rafael, os três pontos encaminhados ao governo fe­deral – a criação de um sistema de proteção ao emprego, reno­vação da frota de caminhões e ampliação do crédito –, são fundamentais para a categoria.

Porém, a implantação do Programa de Proteção ao Emprego talvez seja o mais urgente, pois pode ajudar nas negociações com a Volks, em São Bernardo (leia matéria na página ao lado).

“Além destas 800 demis­sões anunciadas, o Brasil tem hoje cerca de 4 mil trabalhado­res em montadoras com con­trato de trabalho suspenso, o layoff, que podem se beneficiar do Programa”, lembrou Rafael.

“Daí nossa urgência em insti­tuir o Programa e a expectativa de que isso aconteça ainda no primeiro trimestre deste ano”, completou.

Segundo ele, Rossetto se comprometeu a encaminhar o pedido à presidenta Dilma Rousseff e pediu a assessores um estudo sobre o impacto fiscal do Programa de Proteção ao Emprego.

“O ministro também fez contato com a Volks e com a Anfavea (sindicato das mon­tadoras), admitindo que a montadora pode reverter as demissões”, contou.

Ampliação do Crédito

O presidente do Sindicato relatou à Tribuna que Miguel Rossetto concordou que o cré­dito para a produção industrial precisa ser ampliado.

“O ministro sabe que o fi­nanciamento para o setor está abaixo do que é praticado no mundo”, disse Rafael.

Segundo ele, Rossetto citou o que foi realizado com o cré­dito rural quando foi ministro do Desenvolvimento Agrário, como exemplo do que pode ser feito para a indústria.

“É fundamental que haja uma política de expansão do crédito que corresponda ao crescimento econômico que esperamos para o País”, obser­vou Rafael.

Renovação da Frota de Caminhões

O ministro também con­cordou com a relevância do projeto de Programa de Reno­vação da Frota de Caminhões proposto pelos Metalúrgicos do ABC.

“Ele está conhecendo os es­tudos que já existem sobre este programa, tanto os feitos pelas entidades do setor quanto pelo próprio governo, por meio do Ministério do Desenvolvimen­to da Indústria e Comércio Exterior, o MDIC, e também pelo BNDES”, relatou Rafael.

“Enfim, o ministro Miguel Rossetto recebeu muito bem as nossas reivindicações ao governo federal”, concluiu.

Governo de São Paulo

O Sindicato também entre­gou a pauta dos trabalhadores para o secretário-adjunto de Emprego e Relações do Tra­balho de São Paulo, Eufrozino Pereira, na segunda-feira, dia 12.

“Nossa expectativa é que o governador Geraldo Alckmin conheça as nossas reivindica­ções e receba os Metalúrgicos do ABC para debatê-las”, disse Rafael.

Além do presidente do Sin­dicato, participaram da reu­nião com o ministro Miguel Rossetto o assessor especial da Presidência da Repú­blica, José Lopez Feijóo; o presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, a CNM-CUT, Paulo Cayres; e o diretor de Orga­nização do Sindicato, José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho.

Ao Governo Estadual

1) Criação do Conselho Estadual de Política Industrial

2) Código de Conduta Social

3) Programa de revitalização de áreas industriais

4) Programa de Adensamento da Cadeia Produtiva Automotiva

5) Programa de Estímulo à Produção de Carros Elétricos

6) Câmara de Negociação e Mediação de Conflito

7) Combate à Guerra Fiscal

Ao Governo Federal

1) Programa Nacional de Proteção ao Emprego

2) Programa Nacional de Renovação da Frota de Caminhões

3) Ampliação das liberações de crédito na economia, principalmente para a aquisição de veículos.

 

Da Redação