Rafael vai lutar por Trabalho e Cidadania também na Toyota


Foto: Paulo de Souza / SMABC

Em assembleia realizada nesta  quinta-feira (6) em frente à Toyota, em São Bernardo, o presidente do Sindicato, Rafael Marques, se comprometeu em procurar a direção da empresa para assinar acordo que libera a participação da companheirada no programa Trabalho e Cidadania.

Já assinado com a Mercedes, Ford, Itaesbra, Delga, IGP e outras empresas, a iniciativa permite que o metalúrgico passe um dia – pago pela fábrica – em um encontro onde recebe noções do funcionamento do Sindicato, cidadania, saúde etc.

“O pessoal fica curioso para saber mais sobre a negociação coletiva, por exemplo, e o empenho demonstrado pelo presidente em garantir nossa presença no curso despertou ainda mais o interesse em participar dessa formação”, afirmou José Salustiano da Silva, o Zoinho, membro do CSE na Toyota.

Desde 2005, Rafael é o dirigente responsável pelas negociações com a Toyota, junto com as lideranças na fábrica e o CSE. Todos os acordos sobre PLR, investimentos, demandas salariais, introdução da previdência privada e outros na empresa passaram pelas mãos do grupo.

“Essa visita não tem uma pauta concreta”, explicou o presidente. “Vim aqui para dividir com vocês minha felicidade pelo cargo que assumi e pedir a solidariedade de todos para avançarmos em nossas lutas e vitórias”, afirmou Rafael.

“A visita do presidente logo depois de assumir anima os trabalhadores e sua promessa sobre o Trabalho e Cidadania será cobrada pelos trabalhadores, que sempre perguntam sobre o dia de formação sindical”, contou Zoinho.

Da Redação