Reafirmado potencial automotivo do ABC

Trabalhadores na Valeo, em São Bernardo. Nova fábrica chegou à região a pouco mais de dois meses

ABC caminha para empregos do futuro

O potencial estra­tégico da região como polo renovador do se­tor automotivo conti­nua atraindo empresas ao ABC. Prova disso é a recente instalação da francesa Valeo, em São Bernardo, para fabricar 19 linhas de produtos ligados ao futuro desta indústria.

Um dos principais componentes que a empresa fabrica é a chave de seta e os mó­dulos eletrônicos de alta precisão para acio­namento de airbags, componentes de al­ta tecnologia e valor agregado que abaste­cem montadoras como Volks, Ford e Merce­des-Benz.

“Os dispositivos que estão sendo feitos na unidade são, em sua maioria, para atender os recentes lançamen­tos das montadoras, que foram incentiva­dos pelo novo Regime Automotivo, o Inovar­-Auto”, explicou o pre­sidente do Sindicato, Rafael Marques, que visitou as instala­ções da Valeo no início deste mês.

“Por ter alto valor tecnológico, este tipo de equipamento cria empregos com maior qualificação e melhor remuneração, o que vai ao encontro do que queremos para o futu­ro dos postos de traba­lho para a categoria e da produção no ABC”, prosseguiu o dirigente.

Novos empregos

Segundo ele, além da produção atual, a autopeças deve expan­dir seus negócios a partir do ano que vem, quando entra em vigor a exigência da inclusão de airbags em todos os veículos comercializa­dos no País.

“O aumento na segurança dos carros brasileiros também irá impulsionar a cadeia automotiva a criar no­vos empregos”, con­cluiu Rafael.

A nova planta da Valeo, em São Bernar­do, conta com 180 tra­balhadores, a maioria é mulher e metade já está sindicalizada. “Desde o início tivemos um bom relacionamento”, contou o coordenador de São Bernardo, Nelsi Rodrigues, o Morcegão, que também conheceu a empresa junto ao pre­sidente do Sindicato.

 

Da Redação