Recalls da Chrysler envolvem 600 mil unidades nos EUA

Montadora anunciou três convocações por diferentes problemas técnicos. Veículos podem ter perda parcial do freio, falhas elétricas e no acelerador.

A montadora americana Chrysler retirou cerca de 600 mil unidades de diferentes modelos de circulação nos Estados Unidos devido a vários problemas técnicos, anunciou o site da Agência Nacional de Segurança do Tráfico em Rodovias dos EUA (NHTSA).

O orgão indica que 288.968 unidades do Jeep Wrangler, fabricados entre 2006 e 2010, estão afetadas devido a riscos de vazamento do líquido hidráulico, o que pode causar uma perda parcial da capacidade de frear, aumentando o risco de colisão.

Também informa sobre  284.831 unidades do Dodge Grand Caravan, 2008 e 2009, assim como os modelos Chrysler Town and Country fabricados entre fevereiro e setembro de 2007, que devem voltar as concessionárias por um problema elétrico que pode gerar um risco de incêndio.

Na última sexta-feira (4), a NHTSA pediu a retirada do mercado de 25.336 dos modelos de 2007 do Dodge Caliber e Jeep Compass por problemas no acelerador.

Chrysler convoca 35 mil veículos por falha nos pedais de aceleração
Recall envolve os modelos Dodge Calibers e Jeep Compass de 2007. Pedais dos veículos são os mesmos que equipam os carros da Toyota.

A Chrysler anunciou no domingo (6) o recall de 35 mil unidades dos modelos Dodge Calibers e Jeep Compass, fabricados em 2007. Do total de convocados, a marca estima que cerca de 25 mil automóveis atingidos tenham sido vendidos nos Estados Unidos.

A razão do recall é a mesma que levou a Toyota a enfrentar uma crise de imagem: a possibilidade de defeito nos pedais de aceleração. O componente dos veículos envolvidos no recall da Chrysler foram produzidos pela CTS Corp. of Elkhart, a mesma fabricante dos pedais de mais de 2 milhões de carros da Toyota convocados neste ano.

Os pedais da Chrysler se tornaram alvo de investigação da Administração Nacional de Segurança do Tráfego nas Estradas (agência do governo americano conhecida pela sigla NHTSA, em inglês) em abril deste ano, depois de autoridades federais receberem reclamações com relação ao funcionamento dos pedais. Alguns motoristas encontraram partes do revestimento metálico dos aceleradores no tapete do carro.

A montadora negou risco de acidente, mas decidiu convocar um recall voluntariamente. A companhia disse à NHTSA que os pedais têm um “desenho completamente diferente”, em comparação com os da Toyota.

A Chrysler informou ainda que não tem conhecimento da ocorrência de acidentes ou danos. Apesar disso, nos documentos preenchidos na NHTSA, a montadora estimou que 30% dos veículos envolvidos na convocação precisarão de reparo.

Do G1 /Autoesporte