Recordações marcam os 35 anos da 1° Comissão de Fábrica na Ford

(Fotos: Edu Guimarães)

Conquistada em 1981, durante o período de ditadura militar, a primeira Comissão de Fábrica na Ford com­pletou 35 anos no dia 21 de julho. As recordações em forma de boas histó­rias marcaram o encontro realizado no último dia 2, na sede da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, a CNM-CUT, em São Bernardo, que reuniu membros de todas as gerações de representantes dos trabalhadores.

A Comissão é resultado de uma greve que começou no dia 6 de ju­lho de 1981 e durou três semanas, envolvendo nove mil trabalhadores. Para retomar a produção, a Ford con­cordou em discutir a volta dos traba­lhadores, que haviam sido demitidos, garantindo 120 dias de estabilidade, desconto parcelado dos dias parados e o reconhecimento da Comissão de Fábrica.

A organização no local de traba­lho para defender os interesses dos companheiros veio para mudar o au­toritarismo que imperava na empresa à época.

Na reunião, na sede da CNM-CUT, cerca de 40 metalúrgicos lembraram situações que marcaram a trajetória da categoria e celebraram a importância da data.