Rede de concessionárias Ford deve cair pela metade no Brasil
Sem produtos de volume, marca vai mudar sua estratégia de pontos de venda
Mesmo com a impactante decisão de encerrar toda a sua produção local, a Ford comprometeu-se com o fornecimento de peças, manutenção e cobertura integral do prazo de garantia dos modelos comercializados no país. A grande questão é que muitos consumidores ora atendidos por concessionárias perto de seu local de residência ou trabalho, talvez terão que procurar outros pontos de venda ou se deslocar mais para conseguir algum tipo de atendimento da marca.
Segundo o jornal Estado de São Paulo, a Ford deverá manter aqui no Brasil uma rede de concessionárias com cerca de 120 pontos de venda espalhados no território nacional, uma profunda redução sobre as 283 lojas que atualmente integram a rede.
A mudança do perfil de produtos que a Ford vai oferecer no Brasil a partir de agora explica a decisão. Ao tornar-se uma importadora e sem automóveis de alto volume de vendas, como era o caso das linhas Ka e EcoSport, não se justifica uma rede de concessionárias com uma elevada capilaridade pelo território nacional. O objetivo da marca passa a centrar suas atividades de venda em localidades com público de maior poder aquisitivo e que terá interesse nos produtos importados que a Ford vai trazer ao Brasil a partir de agora.
Assim que os estoques do Ka, Ka Sedan e EcoSport chegarem ao fim, o modelo mais acessível da marca norte-americana no Brasil será a picape média Ranger, que hoje parte de R$ 163.490. De acordo com apuração do jornal, a Ford não terá uma tarefa fácil para conseguir preservar seus pouco mais de 100 pontos de vendas no país, uma vez que boa parte das concessionárias que hoje comercializam carros da marca podem migrar para outros fabricantes.
Do Autoo