Rede sindical começa a ser montada na Dana


Marcão (de camisa verde, à direita) junto a companheiros de outras fábricas do grupo Dana. Foto: Divulgação

Trabalhadores no grupo Dana, em Diadema, iniciaram processo para construção de uma rede sindical com os companheiros de outras fábricas do grupo em Sorocaba, no interior paulista, e em Gravataí, no Rio Grande do Sul.

No final de outubro, a representação sindical das três plantas se reuniu em Sorocaba para discutir uma pauta comum entre elas, que inclui itens como PLR e redução de jornada*.

“Queremos ter mais força na hora de negociar as reivindicações com a empresa”, afirmou Marcos Aurélio Sant’ana, o Marcão, do CSE na Dana em Diadema.

O dirigente explica que a relação da empresa com os trabalhadores é difícil e algumas conquistas de um lugar ficam distantes de serem alcançadas em outro por causa da intransigência patronal.

Outras redes
“A rede servirá para aumentar o diálogo e a organização dos metalúrgicos nas fábricas”, disse Marcão. “Mas é importante destacar que só a mobilização permanente vai quebrar a postura  patronal na mesa de negociação”, reforçou.

Os representantes dos trabalhadores voltarão a se reunir para dar sequência à formação da rede no próximo dia 28, na sede da CNM-CUT, em São Bernardo.

Junto a eles, estarão companheiros de outras fábricas da base que já possuem redes sindicais e que servirão de exemplo para a iniciativa na Dana.

*Correção em relação à matéria da Tribuna
Da Redação