Reduzir a jornada é possível

A redução da jornada de trabalho é uma das principais lutas da história dos trabalhadores e neste ano se escreverá mais um capítulo no qual todos precisam participar. Desde 2007, as marchas das centrais a Brasília trazem este tema como eixo principal na luta por melhores condições de trabalho e este ano não será diferente. No próximo dia 11, a VI Marcha vai mobilizar milhares de trabalhadores para pressionar a aprovação da Emenda Constitucional que tramita no Congresso Nacional, a PEC 231/95, que reduz a jornada no Brasil de 44 para 40 horas semanais.

Atualmente, nosso País reúne as condições para reduzir a jornada de trabalho para 40 horas semanais: a produtividade do trabalho cresceu 84% entre 1988 e 2008; o custo do salário é um dos menores do mundo; o peso da mão de obra no custo total da produção é de apenas 22% na indústria de transformação e a jornada de trabalho no Brasil é uma das maiores do mundo.

Emprego
Além disso, a redução da jornada deve gerar um ciclo virtuoso para a economia, com potencial de geração de 2,2 milhões de novos postos de trabalho, aumento da produtividade, redução das doenças e acidentes de trabalho e, consequentemente, melhoria das condições de vida da população.

Por tudo isso e pela necessidade de uma vida mais humanizada, na qual o trabalhador tenha tempo para seu desenvolvimento pessoal, o projeto que reduz a jornada transita na Câmara Federal com possibilidades reais de implementação.

Assim sendo, a VI Marcha à Brasília ganha importância ainda maior, pois somente com a pressão da sociedade, como já ocorreu em outros momentos, poderá ser conquistada mais uma vitória para a classe trabalhadora.

Subsessão Dieese do Sindicato