Refeições perigosas

Um alerta da Vigilância Sanitária aponta para um verdadeiro estado de caos nos refeitórios e cozinhas das empresas de vários ramos de atividade, entre elas as metalúrgicas.

Ratos e outros bichos

São comuns nas áreas dos refeitórios e cozinhas das indústrias uma enorme quantidade de fezes de ratos e insetos, que são atraídos pelos alimentos armazenados sem nenhum cuidado.

Além desse descuido, a falta de isolamento desses locais com portas e janelas protegidos com telas de aço e de procedimentos adequados de higiene, acabam por facilitar a contaminação dos alimentos e utensílios como panelas, pratos e talheres, colocando em perigo a saúde dos trabalhadores.

Plantas inadequadas

A grande maioria das cozinhas e refeitórios não atende às exigências das normas para esse tipo de edificação.

Elas não dispõem de entrada de alimentos e saída de lixo separadas, sala de desinfecção de alimentos antes do preparo, geladeiras diferentes para armazenar in natura e já higienizados.

Faltam também áreas isoladas para deposição do lixo e das sobras de alimentos, pias para higiene de alimentos e higiene pessoal separadas, materiais de proteção como luvas, gorros, máscaras e aventais, e isolamento dos sanitários de uso dos funcionários que não podem ser dentro da área da cozinha.

Problemas no treinamento

É preciso também ter pessoas treinadas em procedimentos para a manipulação e preparo de alimentos e vigilância constante para fazer cumprir esses procedimentos.

Fique de olho e denuncie

Se há queixas em relação à higiene do refeitório e cozinha da empresa onde trabalha, você pode fazer uma denúncia à Vigilância Sanitária da sua cidade ou ao nosso Sindicato.

Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente