Reforma administrativa em SBC pode sair semana que vem
Proposta de reforma administrativa para adequar a máquina ao projeto do novo governo só aguarda o fim do disputa jurídica que tem evitado as votações na casa
A equipe do prefeito Luiz Marinho (PT) deve concluir e enviar na próxima semana à Câmara Municipal uma proposta de reforma administrativa para adequar a máquina ao projeto do novo governo – só aguarda o fim do imbróglio jurídico que tem evitado as votações na casa. “Estamos em processo de discussão e devemos enviar uma proposta à Câmara na semana que vem para que os vereadores avaliem as mudanças”, afirmou o prefeito.
Pelo menos duas novas secretarias devem ser criadas: a de Cultura, que deixará de fazer parte da pasta da Educação, e a de Gestão Ambiental, que hoje é integrada à de Habitação. Além disso, a Secretaria de Planejamento e Tecnologia da Informação passará a se chamar Secretaria de Orçamento e Planejamento Participativo e cuidará da peça orçamentária, hoje subordinada à secretaria de Finanças. Podem ser instituídas ainda as pastas de Segurança Urbana, Planejamento Urbano e Administração.
A Secretaria de Coordenação e Assessoramento Governamental deve mudar de nome, para Secretaria de Coordenação Governamental, e assumir papel de integração entre o trabalho das diferentes pastas. O ABCD MAIOR apurou que os secretários que provavelmente serão nomeados para as pastas, caso elas sejam criadas sem alterações após votação na Câmara, são Giba Marson (Gestão Ambiental), Benedito Mariano (Segurança Urbana), Ives de Freitas (Planejamento Urbano) e Valter Correia da Silva (Administração). Todos eles já fazem parte do primeiro escalão do governo Marinho.
Plano dos 100 dias – A equipe de Marinho estaria se reunindo na quinta (05/02) e sexta-feira (06/02) também para discutir ações de impacto que a administração deve tomar nos próximos três a quatro meses de governo. O prefeito, no entanto, não entra em detalhes sobre o assunto. “Teremos ações de limpeza na cidade, e já reiniciamos as obras que foram deixadas paradas. São medidas de impacto. Mas não tenho nada a dizer sobre isso, especificamente. Talvez possamos parar, depois de 100 dias de governo, e fazer um balanço do que foi feito com maior sucesso”, despista.
Apesar de não confirmado por integrantes do governo, uma avaliação da produtividade da prefeitura já estaria sendo feita: o secretariado de São Bernardo teria sido convocado a também apresentar um “raio-x” da estrutura da administração e os resultados dos orçamentos calculados e aplicados pela administração de William Dib (PSB). O objetivo seria verificar onde é possível maximizar os resultados do serviço público.
Do ABCD Maior