Reforma da Previdência: Câmara inicia discussão hoje
Sessão extraordinária a ser realizada logo mais às 10h30 dará início à discussão da reforma da Previdência na Câmara Federal, e amanhã deve começar a votação do relatório apresentado pelo deputado José Pimentel (PT-CE).
O relator vai tentar conciliar os interesses e pressões do governo federal, dos governadores, dos sindicalistas e principalmente dos parlamentares, que são os que votam.
Para facilitar a aprovação, o relator deve incluir uma proposta de cunho social, que é a criação de aposentadoria especial para os excluídos urbanos, que são os camelôs e empregados domésticos.
O governo federal, os governadores e a CUT pressionam para que o subteto dos juízes estaduais fique mesmo em 75% dos vencimentos dos ministros do Supremo Tribunal Federal. A CUT também quer pressionar pelo fim de qualquer taxação dos servidores públicos inativos, período de transição e ampliação do teto de pagamento para os trabalhadores na iniciativa privada.
Servidores públicos com reivindicações distintas programaram manifestação em Brasília nesta quarta-feira. Enquanto uma parte defende a retirada do projeto, a CUT e outras centrais sindicais querem mudanças pontuais.