Reforma da Previdência: Começam as votações decisivas

A reforma da Previdência terá nesta semana sua mais importante votação no Senado. Até o momento ela não mudou, prevalecendo o texto que saiu da Câmara dos Deputados.

Caso continue assim, as alterações no sistema previden-ciário do País poderão ser promulgadas ainda na primeira quinzena de dezembro.

Os debates devem começar hoje e podem se prolongar até amanhã. Pela primeira vez serão no plenário, onde são necessárias duas votações. A primeira é decisiva porque dificilmente será modificada na segunda.

Para aprovar a reforma, o governo precisa de 49 votos dos 81 senadores. Se emendas forem aprovadas, a proposta volta ao exame dos deputados. Para evitar esse retorno, os parlamentares governistas apresentaram o que passou a ser chamado de emenda paralela da Previdência.

Ela contém as alterações que o governo aceitou fazer à reforma, no Senado. A alternativa, no entanto, não tem o apoio dos oposicionistas, que querem fazer as mudanças no texto original, e não numa emenda constitucional paralela.

Essa batalha começa hoje.