Reforma da Previdência: Governo aprova texto-base na CCJA
Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou ontem o relatório do deputado Maurício Rands (PT-PE) que considera constitucional a reforma da Previdência e praticamente não muda o texto-base apresentado pelo governo. Dos 57 votos na CCJ, 44 foram a favor e só 13 contra.
PT, PTB, PL, PSB, PPS, PC do B e PV votaram integralmente a favor da reforma. No PFL e no PSDB -que fazem oposição- foram dez votos a favor e oito contra.No PDT, que é governo, foi um a um, o mesmo ocorreu com o PP, que não participa do governo. O PMDB, que apóia o governo desde a semana passada, deu seis votos favoráveis e dois contra.
Em seguida a CCJ votou cada uma das 44 mudanças apresentadas ao texto pelos parlamentares. Entre elas estavam as que tratam da taxação de servidores inativos, do valor do teto salarial e da idade mínima. Todas acabaram rejeitadas.
Segundo o deputado Luiz Eduardo Greenhalgh, presidente da CCJ, agora a reforma da Previdência será examinada durante 30 dias por comissão especial já formada. A votação pelo plenário está prevista para o final de julho.