Reforma da Previdência: Senado aprova em primeiro turno
O Senado finalizou ontem a votação em primeiro turno da reforma da Previdência, com apenas uma derrota para o governo. As lideranças partidárias prevêem a votação do segundo turno para, no máximo, a segunda semana de dezembro. “Estou otimista com a aprovação da reforma como ela está”, afirmou Tião Viana (AC), líder do PT no Senado.
Ontem foram votados 11 destaques. O governo só perdeu na votação em que queria reestatizar o seguro por acidente de trabalho. Assim, o Senado manteve a reforma praticamente como veio da Câmara.
Apesar de ter sido, em sua grande maioria, mantida como foi aprovada pelos deputados, ela deve ser alterada durante as votações da chamada PEC paralela.
Na noite da última quarta-feira, o Senado aprovou, sem as emendas, a reforma proposta pelo governo por uma folgada margem. Foram 25 votos contra e 55 a favor, seis a mais que o necessário. A base governista, no entanto, não conseguiria aprovar o projeto sozinha, mesmo que se votasse unida.
Dos 47 votos que possui, cinco senadores de partidos aliados ao Palácio do Planalto votaram contra o governo: três do PMDB, um do PTB e um do PT – Heloísa Helena, de Alagoas, que deve ser expulsa do partido porque a legenda havia fechado questão pela aprovação.