Reforma Sindical e Trabalhista: Feijóo e Vicentinho debatem hoje

O Brasil é recordista em número de sindicatos. São 19 mil em todo o País e todo mês o governo recebe de 500 a 700 pedidos de registro de novas entidades. Mas isso não significa forte representatividade, pois o excesso de entidades provoca uma forte pulverização e enfraquecimento dos trabalhadores.

Este e outros temas serão debatidos pelo presidente do Sindicato, José Lopez Feijóo, e o deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT-SP).

O encontro será hoje, a partir das 18h, no Centro de Formação Celso Daniel, ao lado da Sede As discussões sobre as mudanças já começaram no Fórum Nacional do Trabalho (FNT), do qual Feijóo participa. As conclusões irão para a Comissão Especial da Câmara Federal que analisa estas reformas e é presidida por Vicentinho.

>> Representação

Feijóo espera que a reforma reduza drasticamente o número de sindicatos no Brasil, o que fará as entidades mais fortes e mais representativas. Ele afirma que boa parte dos sindicalistas se acomodou. “As direções não precisam de só-cios, pois com o monopólio de representação não se mexem”, disse, lembrando que alguns setores do movimento sindical se articulam para nada mudar.

O presidente do Sindicato disse que a reforma deve concretizar a criação de um sindicato único para todos os metalúrgicos do Brasil.

“A idéia é combater a pulverização da categoria pelo País, o que a sujeita a regras e direitos diferentes para trabalhadores com as mesmas características”, ressaltou.