Reforma Sindical e Trabalhista: Feijóo e Vicentinho fazem debate

Um apanhado dos debates já realizados no Fórum Nacional do Trabalho e o futuro das reformas sindical e trabalhista são os temas do debate que o deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (foto), e o presidente do Sindicato, José Lopez Feijóo, fazem nesta sexta-feira, a partir das 18h, no Centro de Formação Celso Daniel, ao lado da Sede do Sindicato. Vicentinho é membro do Fórum e presidente da Comissão Especial da Câmara que avaliará a reforma. Ele apresentou proposta de emenda constitucional que prevê o fim da unicidade sindical e extingue gradualmente a contribuição sindical compulsória.

> A proposta de reforma sindical sai em outubro como o programado?
Essa é a nossa vontade e torço para isso. Mas vejo o governo preocupado em aprovar primeiro as reformas tributária e previdenciária aqui no Congresso.

> Enquanto as outras duas não forem votadas não entra a sindical?
Vou conversar com o ministro do Trabalho e o presidente da Câmara para sentir o clima. Mas acho que ela só entra em tramitação se conseguirmos apro-vá-la até o primeiro trimestre do ano que vem, porque 2004 é um ano eleitoral.

> Uma parte do movimento sindical se mexe para que nada mude. Como você vê isso?
De fato a gente percebe que existe uma pressão dos setores conservadores para que tudo fique como está, não mude nada. Falta uma atuação mais firme da CUT por suas propostas. Há também uma divisão entre empresários que querem e os que não querem mudar a estrutura sindical.

> A Câmara poderá mudar que for aprovado no Fórum?
O Fórum elabora a proposta do governo para a reforma e nele tudo é aprovado por consenso entre trabalhadores e empresários. A Câmara poderá fazer modificações, teremos audiências públicas e existem propostas, como a minha, que podem contribuir com o debate.