Reforma sindical: Vamos levar nossa experiência para todo o País
O novo sindicalismo surgido no final da década de 70 pensou numa estrutura sindical com base na liberdade e autonomia, com representação no local de trabalho e a busca de um contrato coletivo nacional. Esse novo modelo passou a ser praticado pelo nosso Sindicato, mesmo contra a legislação trabalhista e sindical existente até hoje.
Com o fim do imposto sindical, que conseguimos através de liminar na Justiça, valorizamos a contribuição espontânea do trabalhador e aumentamos a representatividade do Sindicato.
Mesmo assim, passados quase 30 anos do surgimento do novo sindicalismo, pouca coisa mudou, especialmente na legislação que regulamenta o movimento sindical.
Reforma
O governo fará a reforma sindical. O problema é fazer uma reforma que atenda a interesses diversos e assegure modernidade nas relações de trabalho.
O 4º Congresso dos Metalúr-gicos é o evento que poderá dar uma contribuição significativa para a reforma.
Nosso Sindicato começou a implantar um novo modelo sindical e agora, com o governo Lula, temos a oportunidade de levar nossa experiência para todo o País.
Com sua participação no 4º Congresso, vamos fortalecer a representação sindical que é o caminho por melhores condições de vida.