Reformas: PT consegue apoio do PSDB e do PFL

O PT deu um passo importante na aprovação de seus projetos pelo Congresso ao conseguir o apoio do PSDB e do PFL para as reformas previdenciária, tributária e política. O presidente do PT, José Genoino, comemorou a decisão dos dois partidos: “Vamos iniciar os trabalhos legislativos com mais de 257 votos garantidos, o que nos dá maioria absoluta”.

Constituição – O PT também está em vias de fechar um acordo com o PMDB. Com isso, também estaria garantida a aprovação dos projetos que exigem 308 votos na Câmara Federal, como as emendas constitucionais.

Genoino explicou que o governo quer um clima de diálogo com todos os partidos sobre as votações do Congresso.

“Queremos que o País tenha condições de governabilidade”, disse o presidente do PFL, senador Jorge Bornhausen.

Já o presidente do PSDB, deputado José Aníbal, pediu pressa e agilidade do governo Lula na apresentação de uma proposta de mudança do sistema previdenciário.

Marinho no Conselho de Desenvolvimento – O presidente do Sindicato, Luiz Marinho, será o representante do ABC no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.

A função do Conselho é sugerir e auxiliar as principais ações do governo. Ao todo são 82 conselheiros, que não têm papel executivo e prestam serviço sem remuneração.