Região oferece programa de qualificação para jovens de baixa renda
Se enquadram no público-alvo Pessoas Com Deficiência, refugiados, autodeclaradas pretas, egressos do sistema prisional e mulheres com foco na superação de violência
O ABC contará com um programa de qualificação de jovens de baixa renda a partir do primeiro semestre deste ano. A ação oferecerá formação técnica, profissional e cidadã para 3.750 jovens de 16 a 29 anos, pertencentes, prioritariamente, a grupos em situação de vulnerabilidade social ou atendidos por políticas sociais.
O projeto é fruto de uma parceria entre Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que articulou o programa e irá apontar a demanda de alunos; Universidade Federal do ABC (UFABC), que utilizará de seu suporte científico, técnico e tecnológico para ministrar as aulas; e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que irá repassar o recurso para custeio do programa.
Serão ofertados cursos de ajudante de eletricista, eletricista de instalações, instalador (a) de sistemas fotovoltaicos, operador de sistemas de informática, guia florestal, guia de turismo especializado em atrativo turístico e produtor cultural. Cada beneficiário receberá uma bolsa-permanência de R$ 300 enquanto estiver participando do programa – cada curso terá duração de quatro meses.
Também se enquadram no público-alvo Pessoas Com Deficiência (PCD), refugiados, autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas; egressos do sistema prisional ou que estejam em cumprimento de medida socioeducativa; mulheres com foco na superação de violência doméstica; e estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Acompanhe mais informações nas redes do @consorcioabc.