Região se prepara para Conferências do Trabalho Decente
O ABCD se prepara para as conferências que discutem o Programa Nacional Trabalho Decente. Na última semana, representante do GT (Grupo de Trabalho) do Consórcio Intermunicipal esteve reunido com o coordenador geral da conferência nacional, Mario Barbosa, elaborando a participação da Região.
De acordo com a OIT (Organização Internacional do Trabalho), o Trabalho Decente é uma atividade adequadamente remunerada, exercida em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna.
O Trabalho Decente passou a ser um compromisso assumido entre o Governo brasileiro e a OIT desde junho de 2003 e em maio de 2006 foi elaborada a Agenda Nacional de Trabalho Decente. E, a partir daí, elaborado um programa nacional com o objetivo de estabelecer, além das prioridades, os resultados esperados e as estratégias, metas, prazos, produtos e indicadores de avaliação.
Desde então, diversas reuniões discutem o tema. Agora, os três principais eventos que abrangem o assunto são: A Conferência Regional que está prevista para o mês de setembro, a estadual em novembro e a 1º Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente ocorrerá entre os dias 2 e 4 de maio de 2012.
“Esta é a segunda Conferência Regional e, neste encontro com Barbosa, discutimos como o ABCD irá participar e todo o processo de elaboração dos três eventos. Nós temos municípios que já decretaram o Programa Trabalho Decente e são bons exemplos. A Região tem uma articulação social histórica e que pode contribuir muito para a discussão de melhores condições de trabalho”, declarou o Coordenador do GT, Nelson Tadashi.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jefferson da Conceição, acredita que São Bernardo é um bom exemplo. “Decretamos no começo do ano passado o Trabalho Decente. Todos os prestadores de serviço da Prefeitura, por exemplo, estão dentro das diretrizes do Programa. É importante a participação, as conferências são momentos para trocar experiências e ideias e dar continuidade às ações do decreto. Tenho certeza que temos muito para contribuir com o Programa”, acrescentou.
Do ABCD Maior