Região terá Arranjo Produtivo Local de ferramentaria
Sindicato, empresas, poder público e entidades patronais se unem para impulsionar o setor de ferramentaria
Reunião na prefeitura de São Bernardo constituiu o APL. Foto: Rossana Lana / SMABC
O Sindicato, a Prefeitura de São Bernardo e a de Diadema, ferramentarias do ABC e entidades patronais se reuniram nesta quarta-feira (14/12) no Paço de São Bernardo para constituir o Arranjo Produtivo Local (APL) do setor de moldes e ferramentas na região.
A iniciativa quer impulsionar o setor, que emprega de 15 mil metalúrgicos no ABC (10% da categoria), para unir empresas de ferramentaria na região, que, assim, teriam mais força nas negociações com governo, montadoras, instituições financeiras, de ensino e pesquisa.
“Antes, cada um – empresas, prefeituras, sindicatos – cuidava apenas de seus interesses. Agora todos poderão trabalhar juntos e oferecer soluções para o novo modelo automotivo brasileiro”, afirmou o diretor executivo do Sindicato, Nelsi Rodrigues, o Morcegão.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de São Bernardo, Jefferson José da Conceição, apresentou os principais pontos que serão trabalhados no APL: relação com as montadoras; discussão com o BNDES; diálogo com o Senai e instituições de ensino; aumento de investimentos em pesquisa, inovação, engenharia e desenvolvimento; e dialogo com novos mercados.
“Toda essa discussão fará parte da pauta debatida pelo Sindicato com o governo federal, nas discussões do Plano Brasil Maior. A ferramentaria é o tipo de indústria que queremos, com empregos criativos e inovação tecnológica”, completou Morcegão.
CLIQUE AQUI E VEJA A GALERIA DE FOTOS DA REUNIÃO
Da Redação