Regional Diadema promove exposição em homenagem ao centenário de Paulo Freire
A exposição “Paulo Freire: educar para transformar”, na Regional de Diadema, homenageia os 100 anos do nascimento do educador. A ação integra as comemorações do centenário promovidas pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.
Na regional estão expostos 20 banners contando a trajetória e história de vida do educador, passando por seus primeiros anos até 1964, seu período no exílio, o retorno ao Brasil, até a sua morte em 1997. Toda a trajetória de Paulo Freire é contextualizada com a sua produção acadêmica, além da experiência com os movimentos sociais, que lhe rendeu esse olhar mais sensível para a sua pedagogia libertadora.
O coordenador de área em Diadema, João Paulo de Oliveira dos Santos, ressaltou a relevância do educador e de seus métodos. “A importância do Paulo Freire é transformar o educando em um ator político de mudança da sociedade e não só em alguém que se forma para o mercado de trabalho, deixando suas vidas nas mãos de quem detém os meios de produção e sim se apropriar dessas questões”.
“É um modelo de pedagogia que visa uma transformação política, que possibilita que o indivíduo tenha uma visão clara de como é explorado e de qual seu papel na sociedade, não apenas como produtor de riquezas, mas de uma forma mais ampla, mais cidadã”, acrescentou o dirigente.
João Paulo ainda destacou o legado do educador nos tempos atuais. “A perseguição do governo e desse grupo político às ideias de Paulo Freire se dá pelo fato de os trabalhadores se emanciparem politicamente, saberem dos seus direitos e da possibilidade de luta. Por tudo isso, é sempre importante lembrar e reverenciar Paulo Freire”.
A exposição fica na Regional Diadema até a próxima sexta-feira, 26. A visitação pode ser feita das 9h até às 18h. Avenida Encarnação, 290. Tel. 4061-1040.