Regionalidade: Sindicato vai debater APLs

Um grupo de sindicalistas do ABC realiza amanhã uma reunião técnica com o secretário-executivo da Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC, Sílvio Mincioti, na sede da entidade, para discutir os Arranjos Produtivos Locais (APLs) organizados na região.

“Além do fortalecimento de setores industriais, os APLs trazem aos trabalhadores benefícios como emprego, renda e maior qualificação profissional”, destaca Paulo Dias, diretor executivo do Sindicato.

Um APL acontece quando um grupo de empresas do mesmo setor, localizado na mesma área geográfica, monta parcerias com finalidades iguais. As empresas buscam fortalecer, desta forma, uma área específica comum a todas, gerando emprego e renda. Esta nova forma de organização é apontada com uma das saídas contra os efeitos noviços da globalização nas economias locais.

“Vamos debater a primeira fase dos APLs de Plástico, Ferramentaria e Auto-peças patrocinadas pela Agência de Desenvolvimento no ABC”, diz Paulo Dias. “Nossa intenção é integrar os sindicatos na segunda fase desses projetos”, prossegue.

Nesta etapa, os metalúrgicos participariam do APL de Ferramentaria e Auto-peças e os Químicos do APL de plástico.

Segundo Paulo Dias, os sindicalistas também vão propor a criação de novos APLs nos setores gráfico, de móveis e de confecção, também com a presença de representantes dos sindicatos.