Reino Unido começa vacinar contra Covid-19, Brasil projeta vacinação para março

A notícia mais esperada de 2020 chegou, já existe uma vacina aprovada contra o novo coronavírus. A primeira aprovação veio da Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde da Grã-Bretanha.

Foto: Divulgação

Desenvolvida pela BioNTech, empresa alemã de biotecnologia, em parceria com farmacêutica americana Pfizer, a vacina já dever começar a ser distribuída no Reino Unido na próxima semana.  Hospitais e profissionais de saúde deverão ser os primeiros imunizados.

Duas outras vacinas, uma desenvolvida pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca, e outra da empresa de biotecnologia Moderna, também se mostraram eficazes nos testes da fase final.

Enquanto isso no Brasil, após críticas à afirmação do secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, que disse na última terça-feira, 1, que o plano de vacinação contra Covid-19 só ficaria pronto quando a vacina estivesse registrada na Anvisa, o governo decidiu apresentar um planejamento mínimo.

De acordo com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello 15 milhões de doses de vacina devem chegar ao país no início de 2021. A quantidade representa a metade do que o ministério vinha informando que receberia no primeiro mês do ano que vem. Ainda segundo a pasta, a primeira fase da vacinação será voltada a profissionais de saúde, idosos a partir de 75 anos ou maiores de 60 em asilos ou instituições psiquiátricas e aos indígenas.