Reivindicações de moradores marcam a terceira plenária do PPA no Alvarenga
Prefeito comprometeu-se a marcar reunião para discutir melhorias na região
As reivindicações dos moradores da região do Grande Alvarenga foram os destaques da terceira plenária do PPA Participativo, realizada pela Prefeitura de São Bernardo do Campo, na última quarta-feira (29), no Clube da Ford. Durante o encontro entre a população local e o governo municipal, faixas com pedidos à nova administração foram estendidas após a abertura do encontro, realizada pela secretária de Planejamento, Nilza de Oliveira, e finalizada pelo prefeito Luiz Marinho.
As mensagens eram sobre problemas na Rua Alagoas, no Jardim Thelma. Segundo os moradores, o asfalto tem causado diversos acidentes. “A pavimentação foi mal feita. Caminhões de lixo e até uma ambulância, que veio socorrer um de nossos vizinhos, não conseguem subir a rua” afirmou Delson da Silva, morador local. Marinho atendeu a todos e comprometeu-se a fazer uma reunião no local para discutir o problema. “Vamos analisar com a população o que acontece nessa rua e tomar uma decisão conjunta”, afirmou.
Outra questão levantada foi em relação aos jardins das Oliveiras e Falcão. O primeiro, situado em área de manancial, possui um vazamento de gás causado por resíduos do antigo lixão que ocupava o lugar antes da instalação de 80 famílias. O chefe do Executivo assegurou que os moradores daquela região terão atenção especial com a implementação do Programa de Saúde da Família. Além disso, afirmou que o município se esforçará em ajudar as famílias que vivem no bairro. “Não haverá de nossa parte qualquer ação de retirada das pessoas caso haja outra alternativa. Serei o defensor numero um dos moradores. Eles podem ficar tranquilos, pois não serão abandonados nessa situação”, disse.
No Jardim Facão, loteamento desocupado em 1998, uma reunião, marcada para a próxima semana, pode selar a criação de uma área de lazer no local. “É uma grande possibilidade. Pretendemos fazer um Sesc no espaço, mas antes de tudo queremos resolver o drama das famílias daquela região e encontrar um meio de ressarci-las”, concluiu.
Após o debate com o prefeito e, principalmente, o espaço aberto à população dado pela Prefeitura, os moradores elogiaram o novo canal criado pelo governo com as plenárias do Plano Plurianual Participativo. A novidade, uma das prioridades do plano de governo da atual administração, vai de encontro com o desejo de participação de quem vive na cidade. “Pra mim, na democracia é preciso levar em consideração o lado do povo. Acho que com essa reuniões o prefeito tem demonstrado que tem essa mesma visão. Ele vem até nós e atende a cada um. É assim que tem que ser a administração”, disse Edgar de Araújo, morador do Jardim Thelma.
“Estou feliz pelo espaço. Se houver outra oportunidade, farei questão de agradecer em público a atenção que ele, Marinho, deu a nós. Tenho esperança que nossa vida deve melhorar”, disse Delson da Silva, morador da Rua Alagoas.
Resultados – Além das questões mencionadas sobre o Jardim das Oliveiras e Jardim Falcão, as principais demandas dos mais de 500 participantes credenciados do evento foram voltadas a problemas de infra-estrutura do bairro, como regulamentação fundiária, saneamento básico e trânsito no entorno do Alvarenga. Luiz Cleuton dos Santos, com 198 votos, foi o morador escolhido para representar a região na comissão de moradores que discutirá os resultados e demandas das 29 plenárias de PPA Participativo. Veja abaixo as demandas da região:
– informações sobre projetos de urbanização do Sítio Bom Jesus
– saneamento básico para toda a região do Alvarenga
– informações sobre o laudo de aprovação para as moradias do Jardim das Oliveiras
– informações sobre o futuro da área contemplada pelo Jardim Falcão
– solicitação de saneamento básico para o Jardim Thelma
– fiscalização de trânsito na Estrada dos Alvarenga após as 18h
– solicitação de merenda escolar para o ensino médio na região
– melhora no asfalto do Parque Havaí
Da Prefeitura de São Bernardo