Renault amplia frota de veículos elétricos em Noronha
Montadora cedeu mais dez Zoe para o programa de descarbonização da ilha
Pela Lei Estadual nº 16.810/20 do Estado de Pernambuco, a partir de 12 agosto de 2023 motos, carros, ônibus e caminhões movidos a combustível fóssil não poderão mais entrar em Fernando de Noronha e de 2030 em diante somente veículos com emissão zero circularão no arquipélago.
Para alcançar esses objetivos, o chamado programa Noronha Carbono Zero ganhou, nesta semana, uma nova etapa com a criação do Projeto Trilha Verde, que contará com dez unidades do Renault Zoe E-TECH Electric. Os veículos serão utilizados pela administração da ilha, turistas e pela Neoenergia, empresa de energia do Estado.
Além dos automóveis 100% elétricos, o Trilha Verde prevê ainda a instalação de duas usinas solares para geração de energia limpa que movimentarão os veículos e também para ou outras aplicações. Compostas por placas fotovoltaicas, ocuparão 2,3 mil m² e serão construídas próximas à usina de tratamento de resíduos.
Terão capacidade de gerar 155 MWh anualmente, o triplo da energia consumida por todos os veículos do projeto que circulam pela ilha. Ou seja, cada veículo poderá rodar anualmente 16 mil km sem emitir um grama de CO2. Construída a primeira usina, o passo imediatamente seguinte será a instalação de 12 carregadores pela Neoenergia ao longo de toda a extensão da ilha.
Do AutoIndústria