Renault Boreal começa a ser fabricado no Paraná e chega às lojas em breve

Inédito SUV médio da Renault será importado do Paraná para outros 17 países

A Renault divulgou na segunda-feira (6) que começou a produção em série do Boreal no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR). Essa é a primeira fábrica no mundo a fazer o inédito SUV médio, que além de vendido no Brasil também será importado para outros 17 países da América Latina. A chegada às lojas é esperada para novembro deste ano, com pré-venda aberta já nos próximos dias.

O Renault Boreal foi apresentando globalmente em julho de 2025 e é o primeiro SUV médio da fabricante francesa a ser vendido e produzido no Brasil. O modelo vai chegar ao mercado para rivalizar diretamente com Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. Até o momento, preços e versões do Boreal ainda não foram revelados. No entanto, de acordo com apurações da Autoesporte, a gama do SUV será composta por três versões, com preços entre R$ 200 mil e R$ 250 mil.

A estratégia de vendas deverá ser a mesma adotada no Kardian. Os nomes das configurações, aliás, poderão ser iguais: Evolution, Techno e Iconic (além da Authentic voltada ao segmento PcD). Todas são equipadas com o motor 1.3 TCe, um turbo flex de quatro cilindros e 16 válvulas com injeção direta, produzido pela Horse. É o mesmo motor da opção mais cara do Duster.

São 163 cv de potência com etanol e 156 cv com gasolina. Já o torque é de 27,5 kgfm com o combustível vegetal e 25,5 kgfm com o derivado do petróleo. Em relação as dimensões, são 4,56 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,65 m de altura e 2,70 m de entre-eixos, o mesmo de um Toyota Corolla. O porta-malas tem capacidade para excelentes 522 litros no padrão VDA. Com os bancos rebatidos, o número aumenta para 1.279 litros.

Do AutoEsporte