Renault e Geely criam nova empresa para fazer motores
A Renault e a Geely criaram uma joint-venture global para fornecimento de motores a combustão e híbridos para todas as empresas dos dois fabricantes e seus parceiros. A nova empresa controlará nada menos que 17 fábricas de motores em três continentes, empregando aproximadamente 19 mil colaboradores no total.
Essa nova empresa, conhecida internamente como “Horse” e agora como Power, terá capacidade para cinco milhões de unidades anualmente, entre motores a combustão interna, híbridos e híbridos plug-in, atendendo 130 países e regiões. Com cinco centros de pesquisa e desenvolvimento pelo mundo, a nova companhia – com 50% da Renault e 50% da Geely – fornecerá conjuntos de powertrain para Renault, Dacia, Geely Auto, Volvo Cars, Lynk & Co, Proton, além da Nissan e a Mitsubishi.
A empresa também promete atender outros grupos automotivos no futuro, surgindo assim como uma solução para regiões e mercados onde a eletrificação será mais lenta, como o Brasil, é claro. Ao mesmo tempo, a Renault anuncia mudanças internas com a estratégia Revolution, com a criação de divisões dentro da montadora francesa.
Com isso, surge a Ampere, sendo o “primeiro player 100% dedicado a veículos elétricos e software originado do desmembramento de uma montadora de automóveis”. Isso sem contar a Alpine, que será 100% elétrica na oferta de carros esportivos, enquanto a Mobilize atua na mobilidade urbana com carro igualmente elétricos. A Power, já citada anteriormente, também faz parte, assim como Neutral para reciclagem de baterias.
Do Notícias Automotivas