Renault e Google estreitam parceria para criar o ”carro do amanhã”

Grupo francês entra em nova fase de seu plano estratégico

O Grupo Renault anunciou na terça-feira (8) a entrada em uma nova fase de seu plano estratégico de longo prazo, etapa que será chamada Revolution. Entre os destaques figuram o estreitamento da parceria dos franceses com o Google para acelerar o desenvolvimento dos veículos definidos por software, na sigla em inglês SDV (Software-Defined Vehicles).

Apontada como o caminho para o “carro do amanhã”, a tecnologia SDV é o novo foco das grandes fabricantes globais ao permitir uma série de integrações e serviços que poderão ser oferecidos ao motorista ou aos passageiros dos automóveis, de olho também no futuro dos carros autônomos. Entre outras vantagens a tecnologia SDV, segundo detalha o Grupo Renault, “poderá reduzir os custos de desenvolvimento, melhorar a eficiência, flexibilidade e rapidez do desenvolvimento de veículos, bem como agregar valor para os usuários, graças à inovação contínua de softwares”.

Por meio da integração com o Google Cloud, destaca a Renault, o gerenciamento de dados dos veículos analisados por softwares específicos permitirá, entre outras funções, sugerir aos motoristas a realização de manutenções preventivas, detectando e até retificando, se necessário, falhas do veículo quase em tempo real. Também será possível a criação de modelos de seguros, por exemplo, baseados no uso do carro e comportamento dos motoristas avaliados no uso cotidiano. 

Indo além do fator tecnologia nas operações do Grupo Renault, merece destaque o fato de que a empresa acredita que os veículos com motor térmico e híbridos ainda deverão representar cerca de 50% das vendas mundiais de carros de passeio até 2040. Para atender mercados emergentes, como é o caso do Brasil, o grupo francês ainda vai investir em novidades com propulsores a combustão e modelos híbridos para as marcas Renault, Dacia e a linha de veículos comerciais da fabricante.

Do Autoo