Renault inaugura centro de design no Paraná

Com a participação do presidente da América Latina, Luiz Fernando Pedrucci, a Renault inaugurou as novas instalações do Renault Design Center Latam (RDCL), no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, PR, na quinta-feira, 26. É um dos cinco espaços do gênero da empresa no mundo, responsável principalmente pelo desenvolvimento de projetos destinados à região.

“O novo centro permitirá ao design brasileiro ampliar sua contribuição no desenvolvimento dos projetos globais”, comentou Pedrucci, lembrando que tanto o novo SUV Kardian, que teve estreia global no Rio de Janeiro na quarta-feira, 25, como a picape conceito Niagara apresentada na mesma ocasião contaram com participação relevante do time local. Além do Brasil, a Renault mantém centros de design na França, Romênia, Coreia e Índia.

As novas instalações no complexo paranaense ocupam área de 1.220 m ², contando com 21 profissionais, dos quais 2 são mulheres. Gilles Vidal, VP de Design da marca Renault, disse que a operação brasileira vai intensificar a participação em competições internas de design para todos os projetos da marca. Daniel Nozaki, diretor de design do RDCL, destaca que a nova estrutura permite o desenvolvimento de um veículo do começo ao fim, com o uso de equipamentos de alta tecnologia, alinhados com os mais avançados sistemas adotados pela Renault no mundo.

Da fase criativa e conceitual do modelo, o trabalho passa pelos designes interno e externo, de cores, de materiais e acabamentos, além de modelagem 3D e protótipos físicos, até a fase de design industrial, que abriga a adequação para produção em série e a qualidade da execução do design. No novo espaço, uma expansão da estrutura de design inaugurada em 2006, em São Paulo, os designers da marca terão à disposição uma estrutura completa.

Do AutoIndústria