Renault investe € 3 bilhões em oito modelos, incluindo híbrido flex

Ao apresentar o Kardian, CEO mundial destaca importância do Brasil no plano de renovação da linha fora da Europa

Com a finalidade de crescer internacionalmente com mais rentabilidade, a Renault anunciou na quarta-feira, 25, seu plano estratégico para os mercados fora da Europa no período 2023-2027, que contempla o lançamento de oito novos modelos a partir de um investimento de € 3 bilhões. O primeiro deles é o SUV Kardian, apresentado em evento realizado no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, quando a empresa revelou os detalhes do “International Game Plan 2027”, em linha com o plano Renaulution.

O aporte mundial de quase R$ 16 bilhões fora da Europa abrange não só o desenvolvimento dos novos produtos, mas também as melhorias em manufatura nas quatro regiões onde a empresa mantém fábricas: América Latina, Norte da África, Turquia e Índia, além da China. Do investimento total de € 3 bilhões, € 300 milhões referem-se ao novo SUV do segmento C e integram aporte de R$ 2,2 bilhões anunciado pela Renault brasileira no ano passado.

Dos oito novos modelos, cinco serão nos segmentos C e D. A nova leva de produtos também contempla versões híbridas, incluindo uma flex a etanol, conforme revelou Luiz Fernando Pedrucci, presidente da Renault América Latina. Visando oferecer mais eficiência em termos de consumo e emissões de CO2, as novas fontes de energia e novas motorizações são: combustão interna, flexfuel (E85), GLP, híbrido leve (mild hybrid advanced) de 48 v e híbrido completo (full hybrid), com tração dianteira ou 4×4.

Fabrice Cambolive, CEO mundial da Renault, aproveitou a apresentação do Kardian para destacar a importância do Brasil para a companhia e também para revelar intenção da marca de vender um modelo na versão híbrida ou elétrica a cada três comercializados fora da Europa até 2027.

Do AutoIndústria