Renault lança programa de carro por assinatura no Brasil

A TV, agora, é por assinatura. Música, também é por assinatura. A época digital garante simplicidade, dinamismo, evita burocracias e, por isso, o universo dos carros já se adaptou a essa nova realidade, que já é sucesso na Europa e está sendo difundida no Brasil. A última a embarcar nessa é a Renault, que acaba de lançar o Renault On Demand.

O serviço de carro (zero-km) por assinatura chega ao Brasil como alternativa à compra convencional. Na França, todavia, essa modalidade já representa 25% das vendas totais. Os diferenciais estão nos serviços inclusos no plano, como seguro, assistência 24 horas, manutenção preventiva e corretiva, etc. Ou seja, o cliente só precisa abastecer.

Mesmo com a ciência de que o brasileiro troca de carro a cada três anos, em média, a marca oferece planos entre 12 e 24 meses, com quilometragem flexível. Entretanto, a Renault oferece, ainda, o Plano Smart. Segundo a empresa, trata-se de uma solução mais econômica para quem roda pouco. Um Renault Kwid Zen 1.0, por exemplo, tem mensalidades de R$ 869 (20 meses e 500 km mensais). São cerca de R$ 30/dia.

Caso o cliente queira desistir ou mesmo fazer upgrade/downgrade, pagará multa estipulada em contrato. Valores, no entanto, não foram especificados. A Renault oferece, ainda, outros serviços dentro do pacote de assinatura, como entrega do veículo escolhido em casa e seguro de proteção financeira. No mais, películas solar e de proteção são acessórios que podem ser instalados de acordo com a preferência do cliente.

Do Jornal do Carro