Renault quer Geely como sócia e preocupa Nissan

Dividir para conquistar? Pois é, essa é a estratégia da Renault para alcançar um aumento expressivo de capital, separando as operações de motores a combustão e elétricos. Nesse caso, a Renault aponta em duas direções e com parceiros distintos, tendo a operação “Ampere” com a japonesa Nissan e a “Horse” com a chinesa Geely.

A primeira é como foi batizada a divisão de carros elétricos da Renault, que agregará todos os atuais e futuros produtos eletrificados com o losango. A outra é a “velha” Renault com motores a combustão, cujo interesse do fabricante francês é vender uma parte para a Geely. Enquanto tenta convencer a Nissan a investir na Ampere, a Renault terá de fazer o mesmo com a japonesa para aprovar a venda de parte da Horse para a Geely.

Contudo, a Nissan estaria reticente em aceitar o negócio, temendo a possível transferência de tecnologia para a gigante chinesa. Três fontes próximas do negócio, alegaram que existem preocupações com o caso e duas delas disseram que a Nissan quer resguardar os direitos de certas tecnologias de motores a combustão e híbridas, evitando assim que a Geely tenha acesso.

Fontes revelaram que Renault e Geely se reuniram em Londres para negociar um possível acordo entre as partes ao nível global e alguém próximo do negócio chegou a comentar que a Geely deve assumir uma boa parte da Horse e até mesmo em posição de controle acionário. Isso significaria que a Renault, em sua parte com carros a combustão, poderia ser controlada pela Geely. Caso isso realmente ocorra, a operação brasileira da Renault, assim como no Marrocos, Argentina e Colômbia, ficaria na Horse e sob controle da Geely. Atualmente, as duas possuem uma parceria na Coreia do Sul.

Do Notícias Automotivas